Viva Maria: No dia das vovós e dos vovôs, pedimos a bênção ao "queído" e "imorrível" Guimarães Rosa

Viva Maria

Publicado em 26/07/2019 - 13:51 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

A bênção, vovó! A bênção, vovô Joãozinho! No dia dos avós, obrigatória a leitura do livro com a correspondência de João Guimarães Rosa com Vera e Beatriz, suas netinhas adoráeis. Disse ele a Vera, sua neta por afinidade: mas, você, pro seu vovô, há de ser sempre nenem, neném no coração do vovô. É mentirinha do coração. Mas coração não é mentira não. isso em 6 de agosto de 1967;

 

Foi nesse ano que vovô Joãozinho faleceu vítima de um enfarte. Foi-se o imortal, vestido com o fardão da Academia Brasileira de Letras. Vovô "queído", "imorrível" na lembrança de todas as pessoas que receberam sua bênção na leitura de seu livro mais famoso, Grande Sertão Veredas.

 

Recebam agora também a benção da vovó Lydia, ela que psicóloga, vice-reitora da Universidade da Paz (Unipaz) e escritora. Mas pouca gente sabe que ela também é inventadeira. Esse é também o livro de um de seus livros: "Era uma vez Lydia Rebouças".

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo