Viva Maria: Prestes a alcançarmos 8 bilhões de pessoas na Terra, ONU dá prioridade à saúde materna

Viva Maria

Publicado em 11/07/2019 - 12:26 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Na memória do mundo, o dia de hoje é um marco. E isso porque foi em 11 de julho de 1989 que a ONU instituiu a data como uma referência ao Dia Mundial de População.

 

Isso porque em 11 de julho de 1987 estima-se que essa nossa casa planetária tenha atingido a marca de 5 bilhões de habitantes.

 

De lá pra cá já somos 7,7 bilhões e devemos chegar a 8 bilhões em 2023.

 

Não dá pra descer, mas dá o que pensar. A cada 12 anos somos mais 1 bilhão de pessoas desembarcando nessa nave-mãe.

 

E haja maternidade para dar conta da plataforma que a ONU elegeu com os princípios que asseguram a qualidade de cuidados com a saúde materna. A começar pela necessidade de acesso a contraceptivos modernos, melhor educação sexual e a necessidade de mudar visões estereotipadas que homens têm das mulheres.

 

Dito isso, quem estiver em Brasília hoje não pode perder a oportunidade de participar de uma celebração especial promovida pelo Fundo de População da ONU ( UNFPA). Esse é o tema da conversa que teremos agora com Júnia Quiroga, representante auxiliar do Fundo de População.

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo