Viva Maria: Uma conversa com Íris Borges, a escritora que tem nas árvores sua conexão com a vida

Viva Maria

Publicado em 17/07/2019 - 15:29 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Silêncio. A natureza hoje vai falar em nome de todas as pessoas que pagaram com a vida o preço da floresta em pé. De Chico Mendes a Maria do Espírito Santo, não foram poucos os que tombaram na luta. Neste 17 de julho, vale lembrar que preservar florestas é proteger a vida.

 

Isso porque quando uma floresta deixa de existir, o prejuízo é inestimável. A perda da cobertura vegetal acusa da degradação do solo e, consequentemente a desertificação.

 

A destruição das florestas afeta também o clima já que elas têm um importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas. Mas apesar disso, florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo. Culpa da ganância e da degradação descontrolada. No Brasil, a Mata Atlântica é o exemplo mais cruel dessa realidade.

 

Desmatada desde os primórdios da colonização, esta floresta sofreu o impacto de forma dramática dos ciclos econômicos agrícolas, como a plantação da cana-de-açúcar e do café.

 

Na Amazônia, temos que ter uma atenção muito especial, porque esse tesouro precisa ser mantido a qualquer custo. Não à toa, o Código Florestal, em seu Artigo 1º, define as florestas como bens de interesse comum a todos os habitantes do país. Cuidar dessa herança é dever de todos nós que queremos nossa natureza cada mais viva. Natureza viva!

 

E viva o Dia de Proteção das Florestas! E que tal comemorar o dia plantando uma árvore? E não se esqueça de plantar também boas sementes no seu coração, palavras e obras. Eu, por exemplo, se estivesse no Acre, certamente comemoraria na biblioteca da floresta. Isso porque a luz da química do papel, da árvore ao livro, um longo percurso tem que ser feito. E, nesse caminho, tem que estar a consciência de que papel é árvore.

 

Não desperdice esse recurso tão valoroso. Não desperdice também a chance de conversar com pessoas que são verdadeiras árvores. Gente como a escritora Íris Borges, que, há 40 anos, vive rodeada de escritores em Brasília, que têm nela um espaço-casa. É a Casa de Autores. Bem-vinda, Íris! 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo