Decisão da Justiça permite venda direta de terrenos a igrejas e entidades assistenciais no DF

Terracap

Publicado em 12/08/2019 - 10:03 Por Évelyn Cabral - Brasília

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve a decisão que autoriza a Terracap a vender diretamente e legalizar terrenos onde estão construídas igrejas e entidades assistenciais. 

 

Essa decisão permite à estatal seguir com a regularização de mais de 1,2 mil lotes.


Em 2002, o governo que atuava na época realizou doações de terrenos para igrejas, o que foi considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça.

 

O diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, explica que, para legalizar a situação, as entidades precisam comprovar a data de ocupação dos lotes.


O advogado da Arquidiocese de Brasília, João Paulo Echeverria, conta que a regularização é um avanço para a igreja e para a comunidade.


Já a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil pediu uma ação civil pública contra a decisão do Tribunal de Justiça do DF. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a entidade para que ela se manifeste sobre o tema. 

 

Com supervisão de Nádia Faggiani, Évelyn Cabral.  

 

*Post alterado em 15/08/19 para atualizar informação. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo