IBGE inicia Pesquisa Nacional de Saúde 2019; coleta de dados embasa políticas públicas

Políticas Públicas

Publicado em 26/08/2019 - 17:44 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início, nesta segunda-feira (26), à Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Cerca de 1200 agentes vão visitar 108 mil domicílios distribuídos em mais de 2 mil municípios do país. A coleta dos dados vai até fevereiro do ano que vem e os primeiros resultados devem ser divulgados em 2021.

 

Feita em convênio com o Ministério da Saúde, e parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pesquisa investiga, entre outros temas, a prevalência de doenças crônicas, e quantifica a população com incapacidade física. Ela avalia indicadores relativos ao estilo de vida, como sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool, aborda questões sobre violência e monitora a realização de exames preventivos. Os agentes coletam também dados sobre peso e altura dos moradores.

 

A Pesquisa Nacional de Saúde foi realizada pela primeira vez em 2013. Os resultados, divulgados entre 2014 e 2016, revelaram, por exemplo, que entre a população com mais de 18 anos, 14,5% fumavam cigarro e 24% ingeriam bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana. E que mais de 11 milhões de pessoas foram diagnosticadas com depressão por um profissional de saúde mental.

 

Esses e outros temas continuam a fazer parte da pesquisa deste ano, que incluiu novos módulos como paternidade, participação masculina no pré-natal, atividade sexual e condições de trabalho.  A gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, detalha as novidades desta segunda edição.

 

A gerente da pesquisa destacou, ainda, a necessidade do profissional, devidamente identificado com crachá, ser bem recebido, pelos moradores.

 

O diretor do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, enfatizou a relevância do trabalho para a elaboração de políticas públicas específicas.

 

Os mais de 108 mil domicílios que participarão da pesquisa foram selecionados aleatoriamente. Os moradores receberão, antes da visita dos pesquisadores, uma carta assinada pela presidente do órgão, Suzana Cordeiro Guerra.

 

A previsão é que a pesquisa seja realizada a cada 5 anos. Em 2024, novos dados devem ser coletados para compor essa que é, de acordo com o IBGE, a maior e mais completa pesquisa em saúde da América Latina.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo