ICMBio trabalha para reintroduzir ararinhas-azuis no sertão nordestino até 2024

Meio Ambiente

Publicado em 03/08/2019 - 09:18 Por Kariane Costa - Brasília

A ararinha-azul está sendo preparada para ser reintroduzida na natureza até julho de 2024. A iniciativa é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

A ave é considerada extinta em seu habitat e há registro de 166 exemplares vivendo em cativeiro no mundo - apenas 13 no Brasil.

 

O primeiro ciclo foi focado na reprodução, como explica a Analista ambiental do ICMBio Camile Lugarini.

 

Camile disse, ainda, que, agora, neste segundo ciclo, o foco é repatriação. Além da ação humana, o que preocupa a reintrodução são as condições naturais da caatinga – com imprevisibilidade de água e recursos alimentares – e a ocorrência de predadores que ameaça à reintrodução e reprodução do pássaro.

 

A ararinha-azul é de originária do interior da Bahia e foi alvo de caçadores e traficantes de animais por durante anos.

 


* Com produção de Salete Sobreira.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo