Justiça converte em preventiva prisão de hackers envolvidos em invasão de celulares

Invasão de celulares

Publicado em 01/08/2019 - 22:23 Por Lana Cristina - Brasília

A Justiça converteu em preventiva a prisão dos hackers Danilo Cristiano Marques, Gustavo Henrique Elias Santos, Suelen Priscila de Oliveira e Walter Delgatti Neto, detidos há dez dias.
 

Eles estavam presos provisoriamente, na Polícia Federal, em Brasília, por suposta invasão de celulares de autoridades, como o ministro da Justiça Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro.

 

O pedido da prisão preventiva foi feito pela PF, que se baseou na conveniência da instrução criminal, ou seja, para preservar as provas coletadas, bem como o material apreendido. O Ministério Público Federal manifestou pela procedência do pedido por ter encontrado elementos concretos de autoria e envolvimento dos presos em ações como a violação do sigilo telefônico e a invasão de equipamento digital, podendo a conduta deles configurar ainda crime de lavagem de dinheiro, fraude bancária e estelionato.

 

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da décima vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, justificou sua decisão pela periculosidade dos detidos, que ficou evidente pela invasão do aparelho celular de diversas autoridades públicas, o uso de transações no mercado financeiro por meio de bitcoins, espécie de dinheiro eletrônico, bem como pela dificuldade de monitoramento das atividades dos investigados caso estivessem em liberdade.

 

Segundo a Polícia Federal, mil números telefônicos foram alvo de hackeamento pelo grupo, que foi investigado na Operação Spoofing.

 

A PF informou que todos números foram hackeados da mesma forma que o celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, pelo Telegram.

 

As investigações começaram em abril após relato de procuradores da força-tarefa da Lava Jato, que começaram a receber ligações do próprio aparelho. Em junho, Sérgio Moro fez o mesmo relato. Foi quando a PF identificou um padrão no modo dos hackers agirem.

 

Ariovaldo Moreira, advogado de Gustavo Henrique Elias Santos afirmou, quando da prisão de seu cliente, que a investigação da PF de agora não tem nada a ver com a publicação de diálogos atribuídos ao ex-juiz e agora ministro Sérgio Moro e ao procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, pelo site The Intercept Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo