Multiparentalidade: 45 mil reconhecimentos já foram registrados em cartórios no Brasil

Multiparentalidade

Publicado em 17/08/2019 - 09:01 Por Renata Martins - Brasília

Laços familiares que vão além dos vínculos biológicos fazem parte da vida amazonense Caroline Vitória, de 11 anos de idade.

 

Filha biológica de Renato Lima e Janete de Menezes, a menina também tem como figura paterna, Charles Heraldo, atual companheiro da mãe.

 

Caroline mora e compartilha as atividades do dia-a-dia com Charles desde quando tinha quatro anos. A menina chama o companheiro da mãe de pai.

 

O pai biológico, por sua vez, reconhece ter perdido o contato com a filha, mesmo pagando a pensão alimentícia a que a menina tem direito.

 

Este mês, um acordo foi formalizado e Caroline já pode ter o nome dos dois pais no registro de nascimento.

 

A medida só foi possível porque uma norma do Conselho Nacional de Justiça facilita o reconhecimento voluntário e a averbação da paternidade e maternidade socioafetiva.

 

Com a alteração no registro, os dois pais passam a ter legalmente os mesmos direitos e deveres com a criança.

 

A defensora pública do Amazonas, Carolina Carvalho, afirma que o reconhecimento pode ser feito diretamente no cartório, não sendo necessário entrar com ação judicial.

 

Para isso, é necessário o preenchimento de alguns requisitos.

 

Sonora: ''Precisa ser maior de 18 anos. Se o filho for maior de 12 anos, o reconhecimento da paternidade ou maternidade socioafetiva exigirá seu consentimento. Se você não preenche esse requisitos será necessário entrar com uma ação judicial.''

 

Renato, pai biológico de Caroline Vitória, fala que não abriria mão da paternidade mas que pensou no bem da filha.

 

A Jornalista Waleiska Fernandes também utilizou a norma da multiparentalidade. Ela afirma que o processo a ajudou a construir uma nova relação com os pais biológicos das duas filhas e trouxe tranquilidade para a nova família.

 

Segundo a Associação dos Notários e Registradores do Brasil, desde a publicação da normativa do CNJ, em novembro de 2017, até abril deste ano, foram realizadas quase 45 mil averbações de paternidade ou maternidade socioafetiva por todo o país.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo