Aras considera inaceitáveis atitudes de Janot

PGR

Publicado em 29/09/2019 - 10:39 Por Renata Martins - Brasília

Em nota divulgada na tarde deste sábado (28), o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, considerou inaceitáveis as atitudes divulgadas no noticiário a respeito de um de seus antecessores.

 

O ex-procurador geral da República Rodrigo Janot afirmou em entrevista à Revista Veja, nessa quinta-feira (26), que chegou a ir armado com um revólver ao STF com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar. O fato teria ocorrido 2017.

 

Augusto Aras também defendeu o Ministério Público Federal. O atual procurador-geral disse confiar em seus colegas, que ele chamou de homens e mulheres dotados de qualificação técnica. Afirmou ainda que os erros de um único ex-procurador não têm o condão de macular o MP e seus membros.

 

O ministro Gilmar Mendes criticou o modo de escolha do procurador-geral.

 

Na avaliação de Gilmar, pessoas sem qualificação jurídica, moral e psicológica são escolhidas para o cargo. A declaração foi dada depois do episódio com Rodrigo Janot – ao qual chamou de facínora.

 

Nessa sexta-feira (27), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu o porte de arma de Janot e proibiu o ex-procurador de se aproximar de integrantes da Suprema Corte ou de entrar nas dependências do tribunal.

 

Durante buscas em Brasília, também autorizadas pelo STF, a polícia federal apreendeu uma pistola de propriedade do ex-procurador, em Brasília.

 

Rodrigo Janot ainda não se pronunciou sobre as decisões do ministro Alexandre de Moraes, nem sobre a nota da PGR.

 

A Associação Nacional dos Procuradores da República condenou as buscas e apreensões na casa e no escritório do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Para a associação, os mandados foram emitidos em uma "investigação inconstitucional" sobre supostas ofensas e divulgação de fake news contra integrantes da Corte, que foi contestada quando aberta, em março.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo