Fósseis brasileiros de 120 milhões de anos são devolvidos pela Colômbia

Contrabandeados

Publicado em 13/09/2019 - 18:28 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Sete fósseis de 120 milhões de anos, contrabandeados para a Colômbia em 2017, foram devolvidos para o Brasil. Os achados arqueológicos são de duas espécies de peixes e de um ramo de pinheiro do período Cretáceo, quando os continentes ainda estavam se separando.

 

As peças são originárias da região da Bacia do Araripe, localizada no sul do Ceará, e foram apresentadas durante o Seminário Internacional de Hidrogeologia e Cartografia Geológica, realizado no escritório do Serviço Geológico do Brasil, na Urca, zona sul da capital fluminense.

 

O evento deu continuidade ao processo de mapeamento das águas subterrâneas da América do Sul, com a participação de 23 representantes de 15 países.

 

Durante o encerramento do Workshop, nesta sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, agradeceu ao diretor-geral do Serviço Geológico Colombiano, Oscar Paredes Zapata, pela repatriação das peças de valor inestimável.

 

“Eu agradeço em nome do governo brasileiro pelo gesto de retornar esse patrimônio científico tão importante para a humanidade, e particularmente esse gesto é uma demonstração da integração sul-americana, e eu acho que é nesse sentido que nós temos que avançar cada vez mais”.

 

O diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, ressaltou, durante o evento realizado no Rio, que o material, agora reintegrado ao patrimônio do Brasil, tem grande importância científica para os estudos do território nacional.

 

“É um material que estava sendo vendido para servir como peças ornamentais. Isso não tem valor monetário, não pode ter. É importante para a história das civilizações, para que possamos conhecer como era o clima, etc. Então temos que agradecer muito ao governo da Colômbia. Estamos com esse material no lugar onde ele deve estar”.

 

O diretor-geral do Serviço Geológico Colombiano destacou, ainda, a relevância do combate ao contrabando de fósseis, elementos que guardam informações sobre a evolução dos seres vivos ao longo do tempo.

 

“Ter encontrado essas peças na Colômbia e devolvê-las ao seu legítimo dono, que é povo do Brasil, é uma honra para nós e é um exemplo do que deve ser feito: é impedir que esse tráfico se realize. Porque não se tratam de peças decorativas. São um patrimônio científico, que fazem parte de nossos povos”.

 

Em bom estado de conservação, os fósseis passarão a integrar o acervo do Museu de Ciências da Terra, um dos mais ricos da América Latina, que possui acervo superior a 10 mil amostras de minerais e meteoritos, 12 mil rochas e 35 mil fósseis.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo