Amapá vai fazer campanha de educação sexual em escolas com maiores índices de gravidez precoce

Gravidez na adolescência

Publicado em 07/10/2019 - 18:08 Por Letícia Valadares* - Brasília

Foi lançada nesta segunda-feira a campanha “Educação Sexual para Juventude”, da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude do Amapá.

 

A pasta, em parceria com a Superintendência em Saúde, as secretarias de Educação e de Saúde, o curso de medicina da Universidade Federal do Amapá e o curso de enfermagem da Faculdade do Macapá, vai ministrar palestras e realizar dinâmicas de grupo nas escolas da rede pública de ensino do Estado.

 

As palestras vão abordar diversos temas, como gravidez precoce, aborto e sexualidade.

 

De acordo com o secretário extraordinário de Políticas Públicas para Juventude, Pedro Filé, as escolas que vão receber a campanha são as que apresentaram o maior número de casos de gravidez na adolescência.

 

Para o secretário, a educação sexual não pode ser tabu nas escolas.

 

"A gente sabe que hoje a galera tá conhecendo o sexo muito precoce e de uma forma muito errada, então nós como poder públicos temos a responsabilidade social de construir mecanismos de diálogo sobre esse tema, buscando não só a prevenção, mas a conscientização. Quando se trata de educação sexual isso é um tabu grande principalmente dentro das famílias, não queremos fazer apologia sexo, queremos tratar o assunto de forma responsável”.

 

Inicialmente 16 escolas vão receber a campanha: 13 unidades do ensino médio e três do fundamental. Segundo a secretaria, neste primeiro momento da campanha o objetivo é atender cerca de 8 mil alunos da rede pública, mas a intenção é estender a ação para todas as escolas públicas do Estado.

 

*Estagiária, com colaboração de Daniel Costa e supervisão de Sheily Noleto

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo