Caminhões Cegonhas são acusados de cartel em três estados

Automóveis

Publicado em 17/10/2019 - 19:43 Por Nelson Lin - São Paulo

Deflagrada uma operação para investigar a formação de cartel de empresas de transporte de veículos Zero km, conhecidos como caminhões cegonha. A operação da Policia Federal, junto com o Ministério Publico de São Paulo e o CADE cumpriram, nesta quinta-feira, 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas e Espirito Santo.


As investigações estão em sigilo e tiveram início com um acordo de leniência com o CADE. Quatro empresas teriam mapeado e dividido o mercado nacional de transporte de veículos Zero km entre elas, impedindo a livre concorrência. Este acordo elevava o valor do frete em 30 a 40%.

 

De acordo com o delegado Rodrigo Sanfurgo, se uma montadora escolhesse uma empresa fora desse cartel ela era coagida com piquetes e queima de caminhões. Essa coação tinha, muitas vezes, a participação de um sindicato de transportadores do Espirito Santo

 

Os envolvidos responderão por crimes contra a ordem econômica e de organização criminosa, cujas penas somadas poderão alcançar 13 anos de prisão e as empresas e os responsáveis também serão sujeitos a multas pelo CADE.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo