Campanha de vacinação contra sarampo começa segunda-feira em todo o país

Vacinação

Publicado em 04/10/2019 - 20:07 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A partir desta segunda-feira (7) o Ministério da Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para tentar reverter o surto da doença que se alastra pelo país. Nos últimos três meses, o Brasil registrou mais de 5,4 mil casos confirmados. A cada 100 casos, 97 foram no estado de São Paulo.

 

A campanha contra o sarampo será dividida em duas fases. A primeira vai do dia 7 a 25 de outubro e é voltada para crianças de 6 meses a 5 anos. Já a segunda fase vai começar no dia 18 de novembro e será voltada para as pessoas de 20 a 29 anos que não estão com a vacinação contra o sarampo em dia.

 

Para estimular os gestores municipais, o ministério da Saúde promete R$ 206 milhões em incentivos para os municípios que atingirem a meta, que é vacinar 95% do público alvo.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para a chamada dose zero, que começou a ser ministrada em crianças de 6 meses a 1 ano. Normalmente, a vacina contra o sarampo é dada em duas doses, aos 12 e 15 meses.

 

“De 6 meses a 1 ano, quando não era recomendada a primeira dose, estamos fazendo a chamada dose zero. E depois fazemos as outras duas. Então essas crianças a gente vai blindar mais, porque elas são as principais vítimas fatais do sarampo”.

 

Das 27 unidades da federação, 16 não atingiram a meta de vacinação em 2018. Ou seja, a cada 10 estados, 6 não cumpriram a meta de imunizar 95% do público-alvo. Os piores resultados foram no Pará, com 76% das crianças vacinadas; Amapá, com 77%; e Bahia, com 80%; como destacou o ministro da Saúde.

 

“Esses estados como Piauí, Acre, Maranhão, Bahia, Amapá e Pará, que em anos seguidos estão na mesma situação, devem triplicar seu esforço, porque são neles onde estão o maior número de suscetíveis”.

 

Erradicado do território nacional em 2016, o vírus voltou ao país em 2018. Já foram confirmadas dez mortes, sendo nove em São Paulo e uma em Pernambuco. Cinco mortes foram de menores de 1 ano. Dos mortos, cinco não estavam imunizados, três não tinham registro para saber se estavam ou não vacinados e uma mulher tinha condições de risco para a doença.

 

A meta do ministério é alcançar 39 milhões de pessoas imunizadas até o próximo ano, o que representa 20% da população. Segundo a pasta, esta seria a porcentagem de brasileiros vulneráveis ao vírus. Em 2020, serão feitas campanhas para as demais faixas etárias que vão de 6 a 19 anos, e 30 a 59 anos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo