CCJ da Câmara aprova convite para que Janot fale sobre intenção de matar Mendes

Câmara

Publicado em 02/10/2019 - 16:13 Por Paula de Castro - Brasília

O ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, poderá ir à Câmara falar sobre sua atuação à frente da Operação Lava Jato e também sobre as declarações que deu, de que teria ido ao Supremo Tribunal Federal armado para matar o ministro da Corte Gilmar Mendes.

 

O convite para que Janot vá à Comissão de Constituição e Justiça foi aprovado nesta quarta-feira (2).

 

Na semana passada, Janot disse, em entrevista a diversos veículos de comunicação, que chegou a ir armado com um revólver ao Supremo, com a intenção de assassinar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar.

 

Os dois protagonizaram um longo embate enquanto Janot chefiou a Procuradoria-Geral da República, entre 2013 e 2017, com trocas constantes de críticas públicas.

 

Rodrigo Janot disse ter, porém, chegado ao limite em 2017, quando o ministro envolveu sua filha em uma das pendengas. O episódio é narrado por Janot no livro que lançou semana passada, Nada Menos que Tudo, porém sem citar o nome de Gilmar Mendes.

 

O ex-procurador-geral, entretanto, resolveu revelar a veículos de comunicação a quem se referia. O deputado Delegado Pablo, autor do requerimento, disse que fez o convite para discutir as declarações de Janot, sobre sua atuação na Lava Jato.

 

Segundo ele á ideia é “trazer luz” para o tema. O requerimento também prevê o convite para que compareçam à comissão o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o chefe de gabinete de Janot na ocasião, Eduardo Pelella.

 

* A matéria foi alterada às 16h10 para correção de informação. Ao contrário do que dito anteriormente, Janot deverá comparecer ao Congresso após o convite aprovado nesta quarta-feira (2). 

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo