Malária aumenta 70% entre indígenas do Amapá; governos fazem acordo para combater doença

Saúde

Publicado em 03/10/2019 - 22:05 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O governo do Amapá e o Ministério da Saúde assinaram um acordo de colaboração para combater e controlar a malária em áreas indígenas. Pela cooperação técnica, será reforçada a elaboração, monitoramento e execução de planos de ação.

 

O Amapá registrou mais de 5.500 casos de malária este ano. Apenas na população indígena, foram diagnosticados 632 casos, 70% a mais do que no ano passado.

 

Dorinaldo Malafaia, superintendente da Secretaria de Vigilância em Saúde do Amapá, conta que as equipes de saúde já foram direcionadas para as áreas indígenas.

 

"Nós já temos uma força tarefa em campo atuando na detecção dos casos de malária e no tratamento. Então essa é a importância hoje de fazer uma parceria com a Secretaria Nacional, porque fortalecemos a ação direta nas aldeias e respeitamos a autonomia dos povos indígenas no sentido da entrada e saída nessas regiões."

 

Além do reforço na assistência, está em processo a homologação a criação de duas pistas de pouso em áreas indígenas do Amapá. Na próxima semana, uma equipe de topógrafos irá ao Parque do Tumucumaque fazer levantamento topográfico.

 

As pistas serão usadas para transporte de pacientes e equipes de saúde, envio de suprimentos e medicação.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo