Morre a tigresa-de-bengala branca Maya, a última da espécie no Zoológico de Brasília

Zoológico de Brasília

Publicado em 07/10/2019 - 12:47 Por Marcela Rebelo - Brasília

O Zoológico de Brasília informou que morreu, nesse domingo (6), a tigresa Maya, uma semana depois da morte do irmão, o tigre-de-bengala Dandy.

 

Segundo nota divulgada pelo Zoológico em uma rede social, Maya foi submetida, na tarde desse domingo, a um procedimento cirúrgico para reparo do trajeto intestinal e não resistiu. 

 

O quadro da tigresa era considerado delicado. Nos últimos 17 dias, ela estava sendo acompanhada, durante 24 horas, por oito veterinários.

 

Em setembro, após detectada uma infecção, Maya passou por uma cirurgia para retirada do útero e dos ovários. Depois do procedimento, houve complicações com o rompimento das suturas abdominais e a tigresa teve que passar por outras cirurgias.

 

Ela chegou a receber uma transfusão de sangue do irmão Dandy, que estava aparentemente bem nos dois dias seguintes ao procedimento. Mas, em 29 de setembro, Dandy amanheceu apático, sem responder aos estímulos e acabou morrendo.

 

Os exames de Dandy mostraram que ele estava com insuficiência renal a nível moderado. Mas a causa da morte só será confirmada com um laudo a ser divulgado em 30 dias.

 

A expectativa de vida do tigre-de-bengala branco é considerada de cerca de 12 anos. Com a morte de Dandy e Maya, que nasceram em 2009, não há mais tigres-brancos no Zoológico de Brasília. O local abriga em torno de mil animais de 190 espécies.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo