Plenário do CNJ inicia julgamento de magistrado que acusou Gilmar Mendes de receber propina

CNJ

Publicado em 08/10/2019 - 22:09 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O plenário do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, começou a apreciar nesta terça-feira o voto do relator de um processo administrativo disciplinar contra o juiz eleitoral Glaucenir Silva de Oliveira, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

 

Em áudio para um grupo de magistrados no WhatsApp, divulgado em 2017, ele teria acusado o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes de receber propina para conceder liberdade ao ex-governador Anthony Garotinho.

 

O relator do processo no CNJ, conselheiro Arnoldo Hossepian, considera a falta grave. Em voto apresentado nesta terça-feira, ele recomendou pena de advertência e censura, além de remoção compulsória do juiz da comarca onde atua.

 

“No caso concreto não se pode negar que a conduta é grave, na medida em que o processado imputou conduta criminosa a um ministro do Supremo Tribunal Federal, ciente de que não poderia prová-la, além de ter desconstruído a imagem do magistrado vítima perante os integrantes dos grupos de mídia eletrônica. Conduta que inclusive lhe rendeu repercussão na esfera civil e penal”.

 

Presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo, que será incluído na pauta da próxima reunião do colegiado.

 

Decisão do Tribunal de Justiça do Rio, de maio deste ano, condenou o juiz Glaucenir de Oliveira a indenizar Gilmar Mendes em R$ 27 mil por danos morais.

 

Em defesa apresentada no tribunal e no CNJ, o magistrado pede perdão pelas acusações feitas contra o ministro e alega que elas ocorreram em grupo fechado de troca de mensagens, tendo sido divulgadas em redes sociais por terceiros.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo