Presos novamente, ex-governadores Garotinho e Rosinha negam ameaça a testemunha

Ex-governadores do RJ

Publicado em 30/10/2019 - 16:01 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Após serem presos novamente nesta quarta-feira, os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus questionaram a decisão judicial que derrubou o habeas corpus que os mantinha soltos.


O casal negou que tenha coagido testemunhas, motivo usado pelo Ministério Público do estado do Rio para pedir novamente a prisão do casal. Após passagem pela Cidade da Polícia, na zona norte do Rio, Garotinho reafirmou que é vítima de perseguição e criticou os argumentos utilizados para a prisão.

 

“Preciso saber quando essa perseguição vai terminar. Porque esse ato, essa decisão tomada ontem, é completamente desprovida de qualquer fundamento. Porque o processo está desde 2013. E agora me aparece uma testemunha dizendo que ela está sendo ameaçada. Ela já disse isso da outra vez. Foi oferecido a ela um programa de proteção a testemunha, ela recusou. Agora ela volta ao Ministério Público e acusa que eu estaria a ameaçando”.


Ao lado de Rosinha, Garotinho negou que houve qualquer ameaça à testemunha e criticou o voto dos desembargadores favoráveis à prisão que teriam feito uma analogia do caso com a Lei Maria da Penha, pelo fato de a testemunha que relatou ser ameaçada ser uma mulher. A defesa do casal ressaltou que a decisão carece de contemporaneidade porque os fatos narrados ocorreram há cerca de seis anos, e disse também que as medidas processuais já estão sendo tomadas para garantir a soltura do casal.


Os ex-governadores tinham sido presos preventivamente no dia três de setembro, na Operação Domus, acusados de participação em um esquema de superfaturamento em contratos para a construção de casas populares, celebrados entre a Prefeitura de Campos dos Goytacazes e a construtora Odebrecht, entre 2008 e 2013.


Na época, Rosinha era a prefeita de Campos e Garotinho secretário municipal. O casal foi solto no dia seguinte, por habeas corpus concedido pelo desembargador Siro Darlan, no Plantão Judiciário.


A queda do Habeas corpus e a nova prisão foram determinadas nesta terça-feira pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Por dois votos a um, os desembargadores do colegiado acataram o pedido do Ministério Público estadual.


Os dois foram presos por volta de 6h30, na residência deles, na zona sul do Rio.


Esta foi a quinta vez que Garotinho foi preso. Já Rosinha foi detida pela terceira vez. As prisões foram decretadas em diferentes processos criminais e eleitorais. Os ex-governadores ficarão detidos no Presídio de Benfica.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo