Professores e funcionários da Alub optam por rescisão indireta do contrato de trabalho

Distrito Federal

Publicado em 25/10/2019 - 16:24 Por Renata Martins - Brasília

Os professores e funcionários das escolas da Rede Alub vão poder sacar o FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.


Sem receber o salário há três meses, a categoria entrou em greve e, resolveu em assembleia, pela rescisão indireta do contrato de trabalho.


O acordo foi feito nessa quarta-feira, durante reunião, no Ministério Público do Trabalho, entre representantes do Sinproep, Sindicato dos Professores dos Professores dos Estabelecimento de Ensino Privado, e da Rede Alub.


O diretor de Comunicação do Sinproep, Trajano Jardim, dá os detalhes da reunião.


“Ficou certado que o Alub vai fazer a demissão sem justa causa dos professores e vai fazer a homologação no sindicato, que era o nosso objetivo, para que os trabalhadores possam retirar quase de imediato do Fundo de Garantia, e aqueles que têm mais de um ano na empresa possam dar entrada ao seguro-desemprego”.


Segundo Trajano Jardim, o acordo não alcança as verbas rescisórias, como a multa de 40% sobre o FGTS e o pagamento dos salários atrasados, aviso prévio e décimo terceiro proporcional.


O diretor disse que o próximo passo será lutar pela verba da ALUB que está bloqueada.


“A gente conseguiu, com a procuradora, peticionar ao Ministério Público Federal a liberação da verba que está bloqueada, do Alub, para pagamento das verbas salariais dos professores”.


Caso a verba não seja liberada, o Sindicato deverá entrar com uma ação coletiva na Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo