Operação no Rio prende integrantes de quadrilha que furtava petróleo da Petrobras

Sete Capitães

Publicado em 05/11/2019 - 14:24 Por Ícaro Matos - Brasília

A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro deflagaram operação conjunta nesta terça-feira (5) para desarticular uma quadrilha acusada de furtar petróleo e derivados de dutos da Petrobras, no norte do estado do Rio de Janeiro.

 

A ação, batizada de Sete Capitães, tem o apoio da Petrobras, da ANP, Agência Nacional do Petróleo, da Corregedoria da Polícia Militar do Rio, do Ministério Público e da Polícia Civil do Paraná.

 

O objetivo dos agentes é cumprir sete mandados de prisão e 12 de busca e apreensão nos municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro e em Rolândia, no Paraná.

 

De acordo com o balanço parcial divulgado pela Polícia Civil, quatro pessoas tinham sido presas até às 8h.

 

Segundo as investigações, a quadrilha praticava furtos de petróleo e seus derivados nos municípios de Carapebus, Quissamã e Macaé.

 

Ao longo da apuração foram identificados oito membros da organização criminosa, entre eles um policial militar lotado no batalhão de Macaé e dois vigilantes da empresa contratada pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, para realizar a segurança patrimonial dos dutos da estatal na região.

 

A função deles era garantir que os comparsas praticassem os furtos sem serem incomodados.

 

Os outros envolvidos também exerciam funções específicas no esquema, como localizar os dutos, furtar e transportar o produto, refinar o óleo bruto e vender o material após o refino.

 

Ainda segundo as apurações, a quadrilha fazia pelo menos dois furtos por semana e desviou cerca de 150 mil litros de petróleo e derivados, causando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão para a Petrobrás.

 

O óleo bruto furtado era enviado para uma empresa situada no Município de Rolândia, no Paraná, onde era refinado. Posteriormente o combustível era vendido para postos de vários estados. A refinaria foi interditada.

 

Os envolvidos vão responder por furto qualificado, corrupção passiva e corrupção ativa, crime contra a ordem econômica e o meio ambiente e organização criminosa, na medida de suas responsabilidades.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo