União quer usar acordos para diminuir judicialização de benefícios do INSS

Benefícios questionados

Publicado em 22/11/2019 - 21:44 Por Lucas Faria - Brasília

Pelo menos 7 mil processos são protocolados por dia nos tribunais do país contra o INSS. Só neste ano, a previsão é que os custos com este tipo de ação superem R$ 5 bilhões. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça.


Metade dos casos, cerca 1,6 milhão, são contestações de segurados aos laudos do serviço social da Previdência negando a concessão de benefícios por incapacidade de trabalho.


Para diminuir o número dos custos com essas ações, a Advocacia Geral da União, AGU, criou a Estratégia Nacional Integrada para Desjudicialização da Previdência.


Além da AGU e do próprio INSS, a Defensoria Pública da União, o Conselho da Justiça Federal e o Ministério da Economia fazem parte da iniciativa.


O procurador geral do INSS quer criar regras mais objetivas para o segurado recorrer à Justiça. Adler Anaximandro pretende desafogar os tribunais com acordos administrativos.


“O que nós estamos propondo, primeiro, para esse tipo de ação onde as pessoas estão discutindo benefício por incapacidade, a AGU já tem feito trabalho, e agora está forçando mais ainda, para que, naqueles casos onde haja um reconhecimento pelo perito da Justiça de que a pessoa de fato está doente, há um esforço da AGU em fazer um acordo para que a pessoa não precise esperar a sentença do juiz, para que o segurado que está doente, privado da renda, receba mais rápido”.


O advogado especialista em direito previdenciário Vinicius Fluminham não acredita que nos casos de incapacidade vá ocorrer diminuição dos processos.


“Como não é tão simples definir se a pessoa está inapta ou não, e como a ciência médica não é exata, eu não vejo com muita facilidade a redução da judicialização envolvendo essa matéria. A não ser que o INSS adote uma análise um pouco mais complexa nas suas perícias médicas, e crie um ambiente favorável para que as perícias se tornem cada vez mais confiáveis e desencorajem o cidadão a procurar a Justiça”.


Anualmente são concedidos R$ 92 bilhões em benefícios previdenciários apenas com decisões judiciais.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo