Brasil apresenta aumento no Índice de Desenvolvimento Humano

IDH

Publicado em 09/12/2019 - 15:48 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Apesar de leve aumento no IDH, Brasil perde uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano. País é o segundo com maior concentração de renda no 1% mais rico.

 

O Brasil apresentou um leve crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano de 2017 para 2018, alcançando um IDH de 0,761, aumento de 0,001. Apesar disso, o Brasil recuou uma posição no ranking das nações unidas ficando na colocação 79 entre 189 países. O IDH varia de 0 a 1, sendo melhores as condições de vida quanto mais alto é o número, que leva em conta dados como expectativa de vida, anos de escolaridade e renda.

 

Na América do Sul, o Brasil é o 4º país com o maior IDH. Chile, Argentina e Uruguai ficam na frente. E o país empata com a Colômbia na mesma posição. As nações que apresentam os melhores IDHs são, pela ordem, Noruega, Suíça, Irlanda, Alemanha e Hong Kong.

 

O relatório de 2019 do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, destaca dois desafios principais para século XXI, como explicou a representante do Programa no Brasil, Katyna Argueta.

 

O relatório apontou ainda que o Brasil é o segundo país com a maior concentração de renda do mundo entre os mais ricos, ficando atrás apenas do Catar, no Oriente Médio.

 

O 1% mais rico da população brasileira fica com 28% de todas as riquezas, enquanto os 40% mais pobres ficam com 10% da riqueza produzida no Brasil. Quando levada em consideração a desigualdade, o Brasil perde 24% do total do índice e cai 23 posições no ranking.

 

O relatório do PNUD deste ano destaca o papel da desigualdade econômica, como lembrou Betina Ferraz, coordenadora de Desenvolvimento Humano do PNUD.

 

A secretária-executiva do ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini, esteve presente no lançamento do relatório e afirmou que o governo aposta na educação para reduzir a desigualdade.

 

Se considerarmos o IDH do Brasil desde o início da série histórica, de 1990 a 2018, o país mostra um crescimento do IDH de 24% no período. Acima da média da América Latina, que foi de 21%, e da média mundial, que foi de 22%.

 

Já em relação ao Índice de Desigualdade de Gênero, criado em 2014 para medir a diferença entre os sexos, o Brasil aparece na posição 89 entre 162 países analisados. A porcentagem de mulheres no parlamento brasileiro, que é de 15%, é uma das métricas que puxam para baixo a posição do país no ranking do gênero.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo