Retrospectiva 2019: confira alguns dos fatos que marcaram o mês de julho

Retrospectiva 2019

Publicado em 27/12/2019 - 03:00 Por Apresentação de Adalto Gouvêia - Brasília

- Em julho, o Plano Real completou 25 anos e encerrou um período de inflação que castigou o Brasil. Também nesse mês, a humanidade parou para relembrar 50 anos da chegada do homem na Lua.

 

- O presidente Jair Bolsonaro inaugurou a primeira universidade de seu governo e sancionou com vetos a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

- A seleção feminina de futebol ganhou uma nova técnica. A sueca Pia Sundhage assumiu o posto que era ocupado por Oswaldo Alvarez, o Vadão.

 

- Fora dos gramados, o craque Neymar Jr foi absolvido das acusações de estupro e agressão feitas pela modelo Najila de Souza. A polícia decidiu não indiciar o jogador de futebol pelos supostos crimes.

 

- Hackers invadiram celulares do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da deputada Joice Hasselmann. A Operação Spoofing, da Polícia Federal, investigou o crime e descobriu que ao menos mil linhas telefônicas, incluíndo várias autoridades públicas, foram alvo dos invasores.

 

- O governo lançou o programa Médicos pelo Brasil. O objetivo foi substituir o Programa Mais Médicos, e ampliar a interiorização da assistência pelo país, especialmente nas regiões mais remotas.

 

- Buscando aquecer a economia, o governo federal liberou o saque de 500 reais de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS). O ministro da Economia, Paulo Guedes, previu a injeção de recursos na economia, em 30 bilhões neste ano, e 12 bilhões em 2020.

 

- No Reino Unido, depois da renúncia da primeira ministra britânica Thereza May, o ex-ministro do Exterior Boris Johnson foi eleito para assumir a liderança do Partido Conservador e, por consequência, tornou-se o novo chefe de Governo do Reino Unido.

 

- A música brasileira perdeu um de seus maiores nomes de todos os tempos. O cantor, compositor e violonista baiano João Gilberto, um dos pais da bossa nova, morreu aos 88 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Seu jeito original de tocar samba no violão influenciou grandes músicos do país e do mundo inteiro.

 

- O jornalista Paulo Henrique Amorim sofreu um infarto e morreu no Rio de Janeiro. Amorim atuou como correspondente internacional em Nova York nas revistas Realidade e Veja. Na televisão, passou pela extinta Manchete, pela Globo, Bandeirantes, TV Cultura e Record.

 

- O teatro e a televisão brasileira se despediram da atriz Ruth de Souza, que morreu aos 98 anos, de pneumonia, no Rio de Janeiro. O último trabalho da atriz foi na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, da TV Globo.

 

 

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo