Rio de Janeiro faz caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Campanha pelo Mundo

Publicado em 08/12/2019 - 14:05 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma grande mobilização em mais de 20 cidades no país e no exterior, aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro neste domingo (8).

 

A Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres reuniu mais de 300 mulheres no Aterro do Flamengo, na zona sul da capital.

 

A iniciativa é organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil para protestar contra os assustadores índices de violência contra mulheres.

 

Os participantes são convidados a vestir a cor laranja, que é a cor da causa proclamada pela ONU, Organização das Nações Unidas.

 

A empresária Luiza Brunet foi vítima de violência doméstica em 2016 e se tornou ativista da causa depois de ser insultada por mulheres nas redes sociais quando decidiu processar o ex-companheiro pelo ocorrido.

 

Outra mulher que decidiu ir à luta na busca de seus direitos é a atriz Cristiane Machado.

 

O caso dela ganhou repercussão nacional em novembro do ano passado, quando seu então marido, o diplomata Sérgio Schiller a agrediu dentro de casa e ela gravou as agressões, Cristiane é a primeira mulher a ter um aparelho pager ligado à tornozeleira do agressor, que está preso.

 

Cartazes de protesto e números traduzem a urgência da mobilização. Em 2017, houve um crescimento de trinta por cento no número de mulheres assassinadas no país se comparado ao ano de 2007.

 

No mesmo período, o estado do Rio de Janeiro registrou redução de 3,6 por cento nestas mortes.

 

Porém o mesmo não acontece no caso de mulheres negras.

 

De 2007 a 2017, houve um aumento de mais de vinte por cento em feminicídios envolvendo mulheres da etnia no estado.

 

A Caminhada pelo Fim da Violência faz parte da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

 

No Brasil, a movimentação dura 21 dias porque começa em 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra.

 

Essa antecipação da campanha no Brasil é porque as mulheres negras são as maiores vítimas da violência no país, com sessenta e seis por cento das ocorrências.

 

A iniciativa termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No exterior a movimentação começa no dia 25 de novembro.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo