Nova Friburgo decreta situação de emergência por causa de estragos causados pela chuva

Nova Friburgo

Publicado em 05/01/2020 - 11:46 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pela forte chuva que atinge a cidade desde a última quinta-feira. O decreto, que é válido por 180 dias, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico na noite desta sexta-feira, 3 de janeiro.

 

O Estado de Emergência, possibilita acesso à serviços emergenciais, caso ocorra necessidade. A forte chuva que cai em Friburgo há três dias provocou transbordamento de rios, afundamento de asfalto em vários bairros e deslizamentos em encostas. De acordo com a Defesa Civil, choveu na cidade um terço da quantidade esperada para o mês.

 

A Defesa Civil informou neste sábado que a cidade está em estágio de atenção diante da possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, principalmente à tarde e à noite. Não há desalojados e nem desabrigados. A orientação é para que os moradores de áreas de risco fiquem em local seguro e atento aos avisos da Defesa Civil.

 

Na sexta-feira, o governo federal ofereceu ajuda aos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Minas Gerais e de São Paulo, afetados pelas chuvas. Caso os estados ou os municípios precisem de apoio financeiro, é necessário publicar o decreto da situação de emergência ou calamidade pública, como fez a prefeitura de Nova Friburgo e encaminhar o pedido de reconhecimento federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais.

 

As cidades de Petrópolis e Teresópolis, também na região serrana, onde a chuva também provocou estragos nos últimos dias, permanecem em estágio de atenção por causa da previsão de mais chuva neste fim de semana.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo