Rio: reguladora cobra explicações da Cedae por alteração de cor e cheiro na água de 11 bairros

Cheiro e cor diferentes

Publicado em 09/01/2020 - 10:38 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio informa que abriu processo para verificar os procedimentos realizados pela Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, para normalizar o abastecimento de água na Região Metropolitana da capital.

 

Desde a última sexta-feira, a água distribuída pela Companhia, em onze bairros das zonas norte e oeste da cidade, tem apresentado alterações na cor e no cheiro.

 

A Cedae terá cinco dias para dar explicações à agência reguladora e pode ser penalizada caso não se manifeste, ou seja comprovada falha nos seus procedimentos, que comprometa a qualidade da água fornecida e coloque em risco a saúde dos usuários.

 

Na terça-feira, a Cedae divulgou em nota que foi detectada a presença de Geosmina em amostras de água, uma substância orgânica produzida por algas e que segundo a empresa não representa nenhum risco à saúde dos consumidores. A presença do elemento se deu por variações de temperatura, luminosidade e índice pluviométrico.

 

O infectologista e diretor de relações externas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmilson Migoswiski, porém, argumenta que pode haver outras substâncias, já que é grande o número de relatos de pessoas que passaram mal após beber a água.

 

O infectologista enumera alternativas para melhorar a qualidade da água.

 

Para a moradora de Vila Valqueire, na zona norte, a fotógrafa Angélica de Freitas, além do risco à saúde, a questão ainda implica em gastos que nem todos podem arcar.

 

Procurada, a Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro, responsável pelo monitoramento da qualidade da água de abastecimento distribuída pela Cedae, divulgou que inspecionou pontos na zona oeste da cidade e na zona norte, e que os resultados seriam divulgados ainda nesta quarta-feira, o que não aconteceu até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo