Litorina volta a passear pelos trilhos de Porto Velho

Recuperação

Publicado em 13/02/2020 - 19:58 Por Larissa Abreu - Brasília

Depois de mais de um mês sem funcionar por causa de problemas mecânicos, a tradicional litorina, que fazia o percurso turístico na Estrada de Santo Antônio, na capital rondoniense, será revitalizada e voltará a transportar passageiros.

 

A recuperação da locomotiva vai acontecer graças a uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, a Fundação Cultural e uma empresa privada especializada em automóveis.

 

Serão feitos reparos no sistema elétrico, pintura, além de troca de peças e implantação de ar-condicionado. Também está prevista uma extensão de quatro quilômetros na linha férrea, que hoje possui 2,3 quilômetros, saindo da Igreja de Santo Antônio, sentido Vila Candelária.

 

Segundo o vice-presidente da Associação dos Ferroviários de Rondônia, George Teles, a revitalização da litorina é muito importante para o estado porque promove o turismo na região e resgata um dos principais cartões-postais da capital Porto Velho.

 

Ainda de acordo com Teles, a previsão é que as obras na locomotiva fiquem prontas em 90 dias. O custo total das reformas será de aproximadamente R$ 150 mil aos cofres públicos.

 

O trem, que tem capacidade para 14 passageiros, fará um novo trajeto partindo do Museu Marechal Rondon indo até a Vila Candelária.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo