Procon notifica empresas de sites de vendas e WhatsApp por falhas na segurança

Golpe por WhatsApp

Publicado em 21/02/2020 - 21:13 Por Eliane Gonçalves - Brasília

O Procon de São Paulo notificou empresas de internet por falhas no sistema de segurança dos usuários.


As empresas que receberam notificação foram o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e os sites de venda OLX, Mercado Livre e Zap Imóveis.


Segundo o Procon, golpistas monitoram esses sites de venda, entram em contato com um vendedor que tenha anunciado no site e enviam uma mensagem por SMS pedindo um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp com a desculpa que o vendedor “regularize” seu anúncio.


Na verdade, esse código é um PIN de autenticação do WhatsApp. Com esse número, os golpistas clonam a conta da pessoa e passam a usar o número para se comunicar com os telefones cadastrados na agenda do telefone da pessoa.


Na notificação, o Procon questiona quais são os procedimentos que estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. Também foi solicitado que as empresas informem o que tem sido feito para alertar consumidores e usuários sobre o golpe.


Em nota, o Grupo ZAP, responsável pelo site ZAP imóveis, confirmou que recebeu a notificação e disse que está monitorando os casos e atuando para combater a prática ilegal. A nota informa também que o grupo mantém canais de atendimento para esclarecer o que está acontecendo e fornecer as ferramentas necessárias para que os usuários não caiam no golpe.


Já a OLX informou que até essa sexta-feira não recebeu a notificação, e afirmou que a empresa não pede código de verificação ou senhas fora do site para os usuários e recomenda sempre que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa também disse que usa os canais oficiais e redes sociais para alertar os consumidores.


Nós também entramos em contato com o Mercado Livre e o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e não tivemos retorno.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo