Projeto no TO ensina profissões tradicionalmente masculinas para mulheres desempregadas

Tocantins

Publicado em 15/02/2020 - 06:52 Por Maíra Heinen - Brasília

Há uma semana, a sala de aula do curso de Mecânica de Injeção Eletrônica está cheia - de mulheres.


O curso está em sua segunda edição e faz parte do programa Jeito de Mulher. O conteúdo é direcionado a mulheres preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.


Também é voltado para aquelas que querem entrar no mercado de trabalho e atuar em profissões tradicionalmente masculinas. Na primeira edição, foram atendidas mais de 200 mulheres.


Desemprego, divórcio e outras dificuldades na vida foram o pontapé para Solange Alves, moradora de Palmas, no Tocantins, iniciar novos estudos para aumentar as chances de retorno ao mercado de trabalho. Ela é uma das alunas do curso ofertado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins e do Sine, o Sistema Nacional de Emprego.


Mecânica de carros geralmente é um trabalho associado aos homens, mas Solange garante que o mercado está em busca de mulheres.


“Para mim é uma área inovadora, que eu percebo que há necessidade de uma mulher, até porque hoje somos as maiores consumidoras do mercado. Eu vou lutar para isso”.


Além do curso em si, durante as primeiras aulas, as mulheres são informadas a respeito de empoderamento feminino, conscientização sobre os direitos sociais e civis, contexto do mercado de trabalho e sobre o posicionamento da mulher frente às profissões tradicionalmente ocupadas por homens.


Para Meire Bezerra, gerente de Capacitação, Qualificação e Unidades do Sine no Tocantins, é um diferencial para uma oficina mecânica ter entre seus profissionais, uma mulher.


“Quando a mulher chega no estabelecimento e tem outra mulher para receber e falar com precisão, com certeza é um diferencial para aquela oficina. E nós mulheres temos tanta capacidade quanto os homens”.


As alunas do curso recebem, além do material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança para as disciplinas práticas, e ainda, o lanche e o vale-transporte.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo