Com morte de 7ª pessoa por intoxicação, vítimas dizem que ainda aguardam posição firme da Backer

Vítimas por intoxicação

Publicado em 10/03/2020 - 09:56 Por Gésio Passos - Brasília

Mais uma pessoa morreu em Belo Horizonte suspeita de intoxicação pela substância tóxica dietilenoglicol.  A vítima teria consumido cervejas da empresa Backer.

 

A morte foi confirmada nesta segunda-feira pela Polícia Civil como sendo a sétima em decorrência da intoxicação. A Associação das Famílias das Vítimas da Backer confirmou que o paciente era Ronaldo Victor Santos, de 49 anos.

 

Desde janeiro, a Polícia Civil mineira investiga se a contaminação foi causada por cervejas da Backer.  A investigação teve início após pacientes relatarem sintomas de insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

 

Paula Soares é ex-mulher e amiga de Erico Lucke, internado desde dezembro em Belo Horizonte devido a contaminação pelo dietileno-glicol. Ela afirma que as vítimas ainda aguardam que a Backer assuma a responsabilidade de custear os tratamentos dos pacientes.

 

Em coletiva realizada na última sexta-feira, a polícia afirmou que 38 casos de intoxicação estão em apuração. A investigação ainda está em curso. Mais de 50 pessoas já foram ouvidas pela polícia, entre testemunhas, vítimas e familiares. Também já ocorreu perícia na fábrica da cervejaria.

 

Uma nova substância tóxica derivada do metabolismo do dietilenoglicol, chamada acido diglicólico, foi encontrada em 11 amostras pesquisadas pela polícia. Ela é responsável pelas lesões nos órgãos neurais e renais das vítimas.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que foram notificados 31 casos suspeitos por intoxicação pelo dietileno-glicol. Apenas 4 casos foram confirmados pelo órgão, os demais 27 continuam sob investigação. A morte confirmada nesta segunda-feira é um dos casos que ainda está em investigação pela Secretaria.

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais desbloqueou parte dos recursos da Backer para cobrir o tratamento médico das vítimas. A justiça reduziu de 100 milhões para 5 milhões o valor do bloqueio judicial ocorrido em fevereiro.

 

Em nota, a Backer lamentou a morte do paciente e disse que já entrou em contato com a família, se colocando à disposição para ajudar no que for necessário.

 

Sobre a decisão judicial, a cervejaria disse que finalmente terá condições de oferecer suporte aos clientes e às famílias.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo