Guaranis deixam terreno ocupado em São Paulo depois de negociação, mas acampam em frente à entrada

Pico do Jaraguá

Publicado em 10/03/2020 - 22:13 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Depois de negociar com a Polícia Militar, os guaranis do Pico do Jaraguá, em São Paulo, saíram da área vizinha à terra indígena e acamparam na rua, em frente à entrada, impedindo o acesso ao terreno.


O imóvel é da construtora Tenda, que planejar construir prédios de apartamentos populares. Há mais de 40 dias, quando a empresa derrubou cerca de 500 árvores, o lugar foi ocupado pelos guaranis, que questionam a autorização dada pela prefeitura para que a obra seja realizada.


A Justiça estadual autorizou a reintegração de posse, e desde as 6h desta terça-feira, a tropa de choque já fechava a rua de acesso ao terreno, que estava cheio de crianças e idosos.


Segundo Gabriela Pires, advogada da comissão Guarani Yvyrupa, a reintegração de posse se limitava a tirar as pessoas de dentro do terreno, e não da rua em frente.


“A reintegração de posse é exclusivamente para a parte interna do terreno, uma compreensão inclusive da própria oficial de Justiça, e está escrito no mandado de reintegração de posse. Compreendendo isso, eles entenderam que ocupar essa área do portão para fora é, também, um ato político de resistência”.


As obras na área já tinham sido suspensas a pedido da Justiça Federal, e uma nova audiência foi marcada para o dia 6 de maio.


O líder indígena Thiago Karai Djekupe diz que eles não querem a posse do terreno.


“Nós não estamos brigando pela posse do terreno, estamos brigando somente pelas legislações indigenistas que foram desrespeitadas pela prefeitura de São Paulo, pelo Bruno Covas e pela Tenda. Nós exigimos que se respeitasse a legislação federal”.


Segundo regra federal, áreas vizinhas a terras indígenas são tratadas como zona de influência, e é preciso autorização especial do Ibama, da Funai e da própria comunidade indígena para realizar obras.


Em nota, a construtora Tenda diz que ainda aguarda as informações da Polícia Militar sobre o cumprimento do mandato de reintegração de posse.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo