"Lugar de mulher é onde ela quiser": campanha do MPT aborda desigualdade de gênero no trabalho

MPT

Publicado em 07/03/2020 - 15:03 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

Trabalhar, cuidar dos filhos, da casa. Essa é a realidade de muitas mulheres no Brasil. E essas multitarefas muitas vezes comprometem a participação mais efetiva das mulheres no mercado de trabalho.


Esse é um dos temas da campanha lançada pelo Ministério Público do Trabalho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O tema deste ano é "Lugar de mulher é onde ela quiser". Conversamos com a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade e Eliminação da Discriminação no Trabalho, procuradora Adriane Reis, e ela comentou sobre essa realidade das mulheres.


“As mulheres estão muitas vezes em atividades informais, que não têm um registro, ou em atividades autônomas. Justamente pela dificuldade de compatibilizar algumas tarefas nos papeis sociais que já estão pré-definidos, como o papel do cuidado familiar, em que há sobrecarga para a mulher”.

 

De acordo com pesquisa do IBGE, ainda há muita diferença na remuneração de homens e mulheres. Adriane Reis explica que, quando se trata de mulheres negras, essa diferença é ainda maior.


“Em média, no Brasil, o percentual é de 20% de diferença entre homens e mulheres. Quando a mulher é negra, a diferença supera 40%”.

 

E a campanha do Ministério Público do Trabalho não deixa a violência doméstica de fora. Outro foco da ação é mostrar que as mulheres que sofrem com esse tipo de problema faltam mais ao serviço.


Todas as informações da campanha estão nas redes sociais do MPT, como Instagram, Facebook e Twitter.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo