MP-RJ pede que município garanta atendimento mínimo de conselhos tutelares durante pandemia

Restrições da pandemia

Publicado em 24/03/2020 - 14:45 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou uma ação civil pública em face do município do Rio e da empresa ECOS (Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais) para que seja feita a adequação do funcionamento das sedes dos conselhos tutelares do município durante o estado de emergência decretado em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

A ação também determina o cumprimento do objeto contratual referente à co-gestão dos conselhos tutelares. A ação requer que o município seja obrigado a garantir os itens mínimos para o funcionamento dos conselhos tutelares, o cumprimento do contrato estabelecido entre a prefeitura e a ECOS ou, alternativamente, o rompimento contratual com a administração direta dos conselhos tutelares por parte do gestor público ou realização do novo procedimento licitatório.

 

O Ministério Público requer ainda o pagamento dos salários dos funcionários contratados para trabalharem nos conselhos tutelares, sob pena de imposição de multa diária. Na ação, o órgão chama atenção para a necessidade de garantia no fornecimento de insumos-padrão necessários para enfrentamento da pandemia criada pelo coronavírus e para manter a salubridade e a higiene de conselheiros e usuários dos conselhos tutelares. Também estão entre os pedidos o fornecimento de material de escritório, como folha de papel ofício, toner, envelope, canetas e combustível para os carros utilizados pelo conselho tutelar, além da regularização do pagamento dos funcionários terceirizados e transporte.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo