Naufrágio no Amapá deixa 13 mortos; equipes de resgate retomam buscas hoje

''Anna Karoline 3"

Publicado em 02/03/2020 - 10:16 Por Maíra Heinen - Brasília

Já são 13 mortes decorrentes do naufrágio do “Navio Anna Karoline 3” no Amapá.

 

São oito mulheres, incluindo três meninas com idades entre sete e 11 anos; e cinco homens. Os corpos encontrados no sábado (29) foram reconhecidos e estão sendo liberados para os familiares.

 

Os 10 sobreviventes resgatados nesse domingo (1) estão em processo de identificação e foram levados para o município de Gurupá, no Pará, cidade mais próxima do local do acidente.

 

O naufrágio ocorreu na madrugada do último sábado (29), na região do Rio Jari, sul do Amapá.

 

Até agora, foram resgatadas 46 pessoas com vida. Não há uma lista definitiva de passageiros, o que impede que a Defesa Civil tenha um número exato da tripulação.

 

A Marinha informou que equipes da Capitania dos Portos do Amapá e do Corpo de Bombeiros vão retomar as buscas nesta segunda-feira (2).

 

O comando do 4º Distrito Naval enviou para o local do acidente o Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” para auxiliar as buscas, além de uma aeronave, mergulhadores, médicos, e enfermeiros do hospital Naval de Belém. Mais de 50 militares trabalham na operação.

 

O local do acidente só pode ser acessado por via aquática ou aérea e não há local para pouso de aeronaves, nem sinal de telefonia.

 

O Governo do Amapá montou um Centro de Informação e Acolhimento às famílias vítimas do naufrágio do Anna Karoline 3, no Grupamento do Corpo de Bombeiros do Município de Santana.

 

A Defesa Civil está convocando os familiares para que passem informações que ajudem na identificação das vítimas.

 

No domingo (2), as 23 famílias que foram atendidas no Centro de Informações relataram o desaparecimento de parentes que estavam na embarcação.

 

Além de integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Comunicação do estado, o centro conta com o trabalho de psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

 

Um inquérito sobre o naufrágio já foi instaurado pela Marinha.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo