Retirada de navio naufragado no AP custará R$ 2,4 milhões; corpos podem ser resgatados

Anna Karoline III

Publicado em 09/03/2020 - 18:03 Por Larissa Abreu* - Brasília

O governo do Amapá apresentou, nesta segunda-feira, um plano para retirada do navio Anne Karolinne III, que naufragou no último dia 29, na região do Rio Jari, no sul do estado.


O procedimento, que ainda aguarda autorização da Marinha do Brasil, será realizado por uma empresa paraense contratada emergencialmente por meio de licitação. O serviço vai custar cerca de R$ 2,4 milhões aos cofres públicos.


A empresa responsável pela manobra já atuou em três operações similares. A última foi realizada em um acidente que provocou a queda de uma ponte, no Pará, no ano passado.


O secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel Carlos Souza, explica como vai funcionar cada etapa do processo de reflutuação da embarcação, que está a mais de doze metros de profundidade.


Ainda segundo o secretário, durante o processo de içamento do Anne Karolinne III as operações de resgate das vítimas ficarão suspensas, porque é esperado encontrar no interior do barco corpos que ainda estão desaparecidos.


Até a tarde desta segunda-feira, houve o resgate de 33 corpos. 51 pessoas foram resgatadas com vida. O Corpo de Bombeiros do Amapá não divulgou o número de desaparecidos.


O navio Anna Karolinne III saiu no dia 29 de fevereiro do município de Santana, no Amapá, com destino a Santarém, no oeste do Pará.

 

 

*Estagiária sob supervisão de Ariane Póvoa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo