Costureiras de escolas de samba do Rio de Janeiro confeccionam EPI para profissionais de saúde

Escolas de Samba

Publicado em 06/04/2020 - 10:18 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Costureiras de duas escolas de samba do Rio de Janeiro - Unidos de Padre Miguel e Vila Isabel – já confeccionam trajes cirúrgicos descartáveis para profissionais de saúde da rede municipal. A iniciativa é coordenada pela prefeitura do Rio e tem o objetivo de ajudar no combate ao coronavírus.

 

Só no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para tratamento da Covid-19, chegam a ser utilizados, por dia, 2 mil desses trajes – que são parte dos equipamentos de proteção individual.

 

A RioSaúde, empresa pública municipal, fornece a matéria-prima, além de máscaras e álcool em gel, para que as costureiras façam a proteção e higienização das mãos antes de manusear o tecido.

 

A ideia de usar a mão-de-obra das costureiras do samba surgiu da dificuldade de comprar o material no mercado neste momento.

 

A diretora executiva assistencial da RioSaúde, Eneida Reis, resolveu procurar as escolas, com a ajuda do coordenador médico da UPA João XXIII, Fabiano Simplício, integrante da Unidos de Padre Miguel.

 

A RioSaúde deve receber a primeira remessa para distribuição em suas unidades já nesta segunda-feira (6), após a entrega neste fim de semana de cerca de 2 mil metros de tecido para as costureiras da Unidos de Padre Miguel, de acordo com o presidente da escola de samba, Lenílson Leal.

 

O material será encaminhado para unidades de saúde administradas pelo município que estejam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo