Discurso da inauguração de Brasília marcou a missão da Rádio Nacional: ser a cara do Brasil

Inauguração de Brasília

Publicado em 28/04/2020 - 21:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

A primeira rádio de Brasília foi a Rádio de Lata, uma rádio-poste na Cidade Livre, atualmente Núcleo Bandeirante. Foi aberta três anos antes da inauguração da capital. O alagoano Claudionor Pedro dos Santos, hoje com 80 anos, chegou aqui no dia 21 de julho de 1957, com 17 anos, e, com a experiência de ter trabalhado em uma emissora em Maceió, se tornou um dos primeiros locutores da Rádio de Lata. Ele conta como surgiu a ideia.

 

E a Rádio de Lata foi fundamental para colocar a Rádio Nacional Brasília no ar, no dia 31 maio de 1958, porque os equipamentos não chegaram a tempo. A Rádio de Lata emprestou até seu acervo de discos para que a Nacional começasse a levar para todo o Brasil as notícias da construção.

 

O apresentador Valter Lima, que tem mais de 40 anos de carreira, comenta que um dos motivos para a Nacional ser uma das emissoras mais queridas no país é a vocação para a prestação de serviço.

 

E foi na Rádio Nacional que, na manhã de 21 de abril de 1960, Juscelino Kubitschek fez o discurso de inauguração da nova capital.

 

Além de integrar o país com informação e prestação de serviço, a Nacional Brasília AM também leva o futebol, com o “timaço Nacional”. O narrador André Luiz Mendes destaca a relevância das nossas jornadas esportivas.

 

Tem o entretenimento, com programas como “Eu de cá, você de lá”, que fazem da rádio a companhia perfeita para ouvir uma moda de viola ou viajar na boleia de um caminhão.

 

O jornalismo da Nacional também faz parte da história do país. Ao longo do século 20 e nessas primeiras décadas do século 21, a emissora levou o ouvinte para dentro dos fatos políticos. São programas de debates e radiojornais, além dos boletins de notícias, com notícias curtas e a agilidade que você precisa para estar sempre bem informado.

 

O mais clássico foi o “Repórter Esso”... E atualmente é o “Nacional Informa”.

 

Isso tudo sempre embalado pelos grandes clássicos da música brasileira, da música sertaneja até o rock, valorizando as características e os sotaques de cada região do país. A Rádio Nacional nasceu pra ser a voz e a cara do Brasil. Na próxima reportagem, vamos conhecer melhor a Rádio Nacional FM.

 

 

* Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo