Dois sonhos, 200 anos de planejamento, 1.000 dias de obras: há 60 anos nascia Brasília

Brasília 60 Anos

Publicado em 21/04/2020 - 05:00 Por Victor Ribeiro, em Brasília - Brasília

Era quinta-feira, 21 de abril de 1960. Um sonho era concluído, para que outro começasse. Depois de 200 anos de planejamento para trazer a capital para o Planalto Central e mil dias de obras intensas, Brasília deixava de ser a borboleta desenhada por Lucio Costa em 1957, que lembra um avião, e se erguia no concreto armado dos prédios de Oscar Niemeyer, que parecem flutuar no espaço.


A nova paisagem no cerrado representa o sonho de um Brasil corajoso, forte, independente, que passasse a olhar mais para si e valorizar o interior da mesma maneira que o litoral. O nascimento de Brasília não foi marcado por acaso. Foi no dia 21 de abril de 1792 que Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, foi morto por defender a independência do Brasil.


A Rádio Nacional Brasília AM, a primeira a chegar à nova capital, dois anos antes da inauguração, transmitiu o discurso do presidente Juscelino Kubitschek.


Infelizmente, a comemoração dos 60 anos não pôde ser como a gente esperava. Afinal, vivemos um momento difícil, mas que vai passar. Isolados socialmente, fazemos a nossa parte e demonstramos nosso carinho por quem precisa trabalhar, cada dia que ficamos em casa e saímos só para o essencial.


É um bom momento para refletir quantas Brasílias cabem nessa capital.


A Brasília do rock, do sertanejo, do choro e do forró. A Brasília dos parques, dos shoppings, das cachoeiras, do lago e da terra vermelha. A Brasília das grandes avenidas, quase sem calçadas, mas com os seus ipês coloridos. A Brasília das tesourinhas e dos balões, dos camelos e dos baús.

 

A Brasília onde a gente aprende a ficar de boa debaixo dos blocos das superquadras, véi. A Brasília com seus setores que fazem todo o sentido para quem mora aqui e confundem quem vem de fora. A Brasília que pouca gente conhece, mas se espanta quando descobre como a Esplanada dos Ministérios fica perto do Setor de Diversões.

 

A cidade que tem grandes problemas, de desigualdade social, de violência, de mobilidade. Mas a capital de todos os brasileiros também recebe gente do país inteiro, disposta a fazer com que esses problemas nunca sejam maiores do que o nosso céu. Afinal, já dizia Lúcio Costa, “o céu é o mar de Brasília”.

 

E, como este ano não vai ter festa, eu te faço um convite: logo mais, às 7 da noite, vamos todos para as janelas, bater palmas e celebrar esses 60 outonos da nossa capital.


Parabéns, Brasília!

 

* Acesse aqui as resportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo