Em Brasília, via acompanha a Bacia do Paranoá e cruza com BRs que vão para os quatro cantos do país

Brasília 60 Anos

Publicado em 17/04/2020 - 15:23 Por Victor Ribeiro - Brasília

Segunda-feira… Dia de voltar ao trabalho ou à escola... Dia difícil, né?  E o trânsito cai como uma luva na segunda-feira pra deixar muita gente de mau humor. Nesta semana, vamos falar sobre as vias mais importantes do Distrito Federal. E a gente já vai direto falar da maior delas. Aliás, você sabe qual é a via mais extensa do DF?

 

Acertou quem respondeu que é a Estrada Parque Contorno - ou DF-001. São 134 quilômetros que circundam a bacia hidrográfica do Rio Paranoá. Você certamente já pegou essa via para passar pela represa do Lago Paranoá, pelo Parque Nacional ou pelo Jardim Botânico. E as BRs que ligam Brasília a todo o país, em algum momento, também cruzam com a DF-001.

 

O principal trecho da Estrada Parque Contorno fica em Taguatinga. Sabe por quê? Porque quando passa por lá, a maior via do DF recebe o nome de Pistão. Em Taguatinga, a estrada é duplicada e tem até pistas marginais. É no entorno dela que encontramos moradias, lojas, shoppings, universidades, supermercados, bares, casas noturnas e até um parque, o Taguaparque.

 

E, já que estamos em Taguatinga, vamos aproveitar para dar uma volta por lá. Além do Pistão, a cidade tem outras três vias muito importantes: a Samdu e a Comercial, que cruzam a cidade de norte a sul, e a Avenida Central, que, quando vai para Ceilândia, passa a se chamar Elmo Serejo.

 

Na Central, encontramos a Praça do Relógio, onde fica a estação do Metrô, e unidades de grandes redes varejistas, enquanto na Comercial estão lojas menores, à moda antiga, daquelas boas de negociar e conseguir um desconto.

 

Já na avenida Samdu, que se escreve com “M”, de Médica, além do comércio, tem diversas clínicas e hospitais. Inclusive é por ela que chegamos ao Hospital Regional de Taguatinga. E sabe o motivo do nome? É que antigamente era nessa avenida que funcionava o Samdu, Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência. Então, não esqueça: Samdu se escreve com “M”, de Médica, e sem acento.

 

E, a caminho de Ceilândia, pegamos a Elmo Serejo. A avenida homenageia o político que foi diretor da Rede Ferroviária Federal e do Departamento Nacional de Produção Mineral, além de ter sido governador do DF, indicado pelo presidente Ernesto Geisel.

 

Elmo Serejo foi o responsável pela construção da via Estrutural e da ponte Costa e Silva, obras na W3 Norte e Sul e nos viadutos no Setor Militar Urbano. Também duplicou a avenida L2 Norte. Elmo Serejo construiu o Parque Rogério Pithon Farias, que levou esse nome em memória a um dos filhos dele, que morreu em um acidente de carro. Em 1997, o parque passou a se chamar Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

 

A próxima reportagem será sobre as 25 estradas parque do DF. Isso mesmo. São 25. Você consegue lembrar de quantas? Vai pensando aí, que amanhã a gente conversa.

 

 

* Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui nesta página. O especial continua até o dia 21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo