Gás de cozinha fica difícil de encontrar em vários estados; preço também sobe

Efeito da pandemia

Publicado em 14/04/2020 - 20:48 Por Renata Martins - Brasília

Está difícil encontrar gás de cozinha. A falta do produto não é generalizada, mas há ocorrências em estados como São Paulo, Espírito Santo e também no Distrito Federal.


Priscila Marques mora na Cidade Ocidental, município de Goiás, no entorno de Brasília. Em casa e com um filho pequeno, ela está sem cozinhar.


Em um posto de gasolina do Distrito Federal, o gás chegou nessa terça-feira pela manhã, e no começo da tarde já tinha acabado. A reportagem também entrou em contato com outras revendas, que também estão sem o produto.


De acordo com o Sindigás, Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, o abastecimento sofreu os impactos da pandemia da Covid-19. Primeiro porque as pessoas, quando foram para o isolamento, armazenaram o que consideram essencial e procuraram ter reserva do gás de cozinha.


O novo coronavírus também gerou uma diminuição global da venda de gasolina e diesel, e a Petrobras reduziu a produção geral de todos os combustíveis.


Para garantir o abastecimento, a Petrobras informou que aumentou a importação de GLP – o nome técnico do gás de cozinha. Segundo a empresa, nesta quinta-feira, dia 16, chega o quinto navio com carregamento do produto. O volume total importado será superior a 27 milhões de botijões adicionais no mercado.


Na cidade de Quissamã, no Rio de Janeiro, a técnica de enfermagem Viviane Acelino não teve dificuldade para encontrar o produto para venda. O problema é que o GLP estava cerca de 12% mais caro.


Segundo o Sindigás, o estoque nos pontos de venda deve ser regularizado em mais algumas semanas.


Sobre as cobranças abusivas, o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, afirma que os preços vêm se mantendo estáveis, de acordo com o monitoramento da Agência Nacional de Petróleo. Segundo Melo, os abusos são exceções. Mas ele aconselha a só comprar agora quem estiver sem o gás de cozinha em casa.


No Maranhão, o Procon iniciou uma fiscalização para acompanhar os preços do gás de cozinha praticados por distribuidoras e revendedores em São Luís. Para o diretor de Fiscalização do Procon, Carlos Garcia, não há justificativa para aumento de preços.


A Petrobrás informou que o preço médio do GLP nas refinarias da Petrobras é menor que R$ 22 por botijão de 13kg. E que reduziu o preço, no acumulado do ano, em -21%.

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo