Geriatra alerta para fragilidade em abrigos de idosos no Rio de Janeiro

Grupo de risco

Publicado em 14/04/2020 - 12:16 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A confirmação de cinco casos do novo coronavírus em idosos residentes em um abrigo particular na capital fluminense, no fim de semana, acendeu o alerta para a gravidade da rotina dos funcionários e das quase 12 mil pessoas acima de 60 anos que vivem nas cerca de 440 instituições de longa permanência de idosos, públicas e privadas, em todo Rio de Janeiro.

 

O geriatra Virgílio Garcia Moreira, membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no estado, afirma que  os dias das equipes nas instituições tem sido difíceis.

 

Segundo ele, embora a maioria das casas tenha os materiais necessários para evitar a contaminação, como luvas, capotes, máscaras, a tendência é que esses materiais acabem muito rápido com o avanço da doença nos idosos, principalmente porque 80% deles são portadores de comorbidades.

 

A Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro confirmou a notificação dos casos dos idosos e disse que a Vigilância em Saúde fará inspeção na instituição, que está tendo o nome mantido em sigilo.

 

Nessa segunda-feira (13), a justiça do Rio determinou que o estado e o município implementem medidas para prevenir e controlar a disseminação de Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência de Idosos.

 

Entre as medidas estão espaços reservados para o alojamento de idosos infectados e a disponibilidade de medicamentos e equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde.

 

Desde o dia 17 de março, estão proibidas as visitas de familiares e de instituições religiosas ou assistenciais aos abrigos de idosos públicos e privados em todo o estado.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo