IBGE: Um a cada quatro brasileiros não tem acesso à Internet

46 milhões de pessoas

Publicado em 29/04/2020 - 11:01 Por Tamara Freire - Rio de Janeiro

 A inclusão digital da população brasileira continua avançando, mas não com a mesma velocidade em todo o país. Em 2018, de acordo com o IBGE, 74,7% das pessoas já acessavam a internet, um avanço considerável com relação aos quase 70% alcançados em 2017. Mas isso também significa que quase 25% da nossa população ainda não utilizava a rede, tão essencial para obter informações e realizar de forma facilitada uma série de serviços.

 

Já com relação aos domicílios, mais de 79% deles tinham acesso à internet em 2018 - cerca de 4 ponto percentual a mais do que o verificado no ano anterior. Esse número passa de 86% nas zonas urbanas das regiões sudeste e centro oeste, mas não chega a 45% na área rural do nordeste, e fica em torno de 33% na zona rural do norte do país. A gerente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, Maria Lucia Vieira, diz que um olhar sobre as motivações ajuda a entender essa discrepância.

 

Nas zonas rurais de maneira geral, onde cerca de 20% dos domicílios ainda não tem acesso à internet, a ausência do serviço é uma justificativa relevante, alegada em quase 21% dos casos. Já entre os pouco mais de 16% dos lares urbanos sem acesso à rede, esse motivo é relatado em apenas 1% dos domicílios. Nesse recorte, a principal motivação para se manter de fora da internet é a falta de interesse, com quase 40%.

 

Em outras análises, o suplemento sobre Tecnologia da Informação e Comunicação confirma algumas tendências, como o avanço das plataformas de exibição de filmes e séries. De acordo com Maria Lucia Vieira, essa é a principal razão para o uso da televisão como equipamento de acesso à internet ter apresentado o maior crescimento.

 

"Ainda não é grande, está em 23%, mas é o que mais cresceu, pois antes era 16%. Isso está bem alinhado com os motivos para acessar a Internet. Oitenta e seis por cento das pessoas alegaram que acessam a rede para assistir vídeos e séries". 

 

Mas nenhum equipamento é páreo para o telefone celular. Em 2018, 99,2% dos domicílios com acesso à internet utilizavam o aparelho, e em 45,5% deles essa era a única forma de acesso. Complementando essa informação, a conexão por banda larga móvel subiu de 78,6% para 80,2% em um ano. Na região norte, a soberania do telefone celular é ainda mais expressiva, com o uso do 3G ou 4G chegando próximo de 90%, enquanto a banda larga fixa ficou em 53,4% - bem abaixo dos quase 76% verificados em todo o país.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo