Como ser mãe sem o abraço da família em tempos de Covid-19

Histórias da pandemia

Publicado em 10/05/2020 - 07:16 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O puerpério - primeiros dias após o parto - é conhecido como um momento de transição e aprendizados a respeito da maternidade. Uma das características dessa jornada de autoconhecimento é que ela tende a ser solitária; nela, a mulher descobre novos limites, aprende novas linguagens, aguça os sentidos e aprimora instintos.

 

Essa metamorfose ganha um significado ainda mais intenso quando, em condições normais poderia contar com uma rede de apoio, mas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a mulher se vê sozinha com um recém-nascido e precisa aprender a ser mãe da noite para o dia. 

 

É o que tem vivido a servidora pública Livia Godoy, mãe de primeira viagem de um nenê de 2 meses de idade. Ela relata que o isolamento social, somado a esse período de puerpério, trouxe à tona uma gama de sentimentos.

 

Sonora: "Ser mãe de primeira viagem já é difícil e, com isolamento social, mais difícil ainda..."

 

A inexperiência, o distanciamento social e a frustração de não estar vivendo a maternidade como era esperado mexe com todos os sentidos. É preciso ter paciência. Só o que uma mãe quer é um abraço da família e isso é justamente o que não se pode ter, nesse momento em que a pandemia não permite estar perto de quem a gente ama.

 

Sonora: "Ao longo dos dias foram chegando as notícias dos casos aqui, então tivemos que nos separar da família. Meus pais fizeram uma viagem e não pude interagir com eles..."

 

É preciso compreensão. O medo de que aconteça algo que ameace a saúde do bebê ou o deixe desamparado desequilibra qualquer mãe. 

 

Sonora: "Mas agora, com essa pandemia, ficar numa incerteza, e vai vivendo um dia de cada vez, sem saber como será o futuro. Ás vezes, é complicado com bebê pequeno, quando tem que sair pra fazer uma compra ou ir ao pediatra,..."

 

Então, se eu pudesse compartilhar com vocês, ouvintes, a breve experiência que ganhei enquanto mãe de quatro filhos, eu diria para quem convive com uma recém-mãe: tenha empatia. Não ter controle da situação traz preocupações e angústias.

 

E para as novas mães, mantenham a calma. Ninguém sabe de tudo sobre maternidade e, com certeza, jamais saberá. Tenham em mente que tudo passa e que você é a melhor mãe que seu filho poderia ter. Ao final de tudo, isso sairemos do outro lado mais unidas e bem mais fortes.

 

 

* Produção: Beatriz Evaristo

** Sonoplastia: Messias Melo

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo