Conselho de Enfermagem recebe mais de 6 mil denúncias sobre falta de equipamentos de proteção

Máscaras, Luvas, Óculos

Publicado em 07/05/2020 - 14:53 Por Dayana Víctor - Brasília

Mais de 6 mil denúncias de falta de máscaras, luvas, óculos e roupas impermeáveis de proteção e outros itens importantes no trabalho de profissionais da saúde no combate ao novo coronavírus já foram registradas no Conselho Federal de Enfermagem. Isso desde o início da pandemia da Covid-19, em março.

 

Para tentar resolver em parte essa falta de equipamentos de proteção individual existe o site EPI Match, que em português significa Encontro de EPI. A ideia é similar a dos aplicativos de relacionamento. Empresas que fabricam os itens de proteção e instituições que precisam desses equipamentos fazem um cadastro. Assim que a plataforma encontra perfis compatíveis, manda um e-mail para o fornecedor.

 

A gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Cyntia Matos, uma das idealizadoras da iniciativa, resume o objeto da plataforma. Esses equipamentos de proteção individuais podem evitar o adoecimento e até a morte de quem trabalha diretamente no combate a Covid-19.

 

Desde março, mais de 10 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem apresentaram sintomas da doença, mas apenas dois mil tiveram o diagnóstico confirmado com o novo coronavírus. Desse total, 88 morreram, mas 16 dessas mortes ainda estão em investigação.

 

O coordenador do Comitê Gestor de Crise da Covid 19 do Conselho Federal de Enfermagem, Walkirio Almeida, explica que o problema nos hospitais do Brasil vai além da falta dos epis.

 

O Ministério da Saúde já entregou, pelo menos, 71 milhões de equipamentos de proteção individual para toda a rede pública de saúde do Brasil, desde o início da pandemia da Covid-19. Só na segunda quinzena de abril, foram mais de 10 milhões de máscaras, aventais, luvas, óculos de proteção, sapatilha, toucas e álcool em gel.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo