Eleitores devem regularizar situação até esta quarta-feira; atendimentos são pela internet

Justiça Eleitoral

Publicado em 05/05/2020 - 13:53 Por Ana Luísa Praser - Brasília

Quem não votou e não justificou a ausência nas últimas eleições tem até esta quarta-feira (6), para regularizar a situação. E o melhor de tudo: sem sair de casa.

 

É que em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Justiça Eleitoral está realizando os atendimentos exclusivamente pela internet.

 

Para saber se está tudo ok para votar nas próximas eleições municipais é fácil: basta acessar o endereço www.tse.jus.br; por lá é possível consultar as pendências, emitir a guia para pagamento da multa e até solicitar a primeira via do título.

 

Os pedidos de mudança de município, alteração de dados pessoais e de local de votação também serão atendidos remotamente. Mas atenção! É importante não deixar para última hora porque alguns casos exigem que o eleitor envie documentos adicionais.

 

Ainda por causa da pandemia, a justiça eleitoral suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos de mais de dois milhões e meio de eleitores em 17 estados brasileiros. Por isso, mesmo quem não fez o cadastramento biométrico poderá votar normalmente.

 

Vale lembrar que os cidadãos que não estiverem em dia com as obrigações eleitorais ficam proibidos de tirar passaporte, carteira de identidade e renovar matrícula em escolas e universidades públicas, além de não poder se inscrever ou tomar posse em concurso público, entre outras punições, até que a situação seja regularizada.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo