Governo do Ceará anuncia volta gradual das atividades a partir desta segunda-feira (01)

1º de Junho

Publicado em 28/05/2020 - 20:20 Por Renata Martins - Brasília

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nessa quinta-feira (28), a volta gradual das atividades a partir de 1° de junho. O único setor autorizado a voltar 100% das suas atividades na próxima segunda-feira (01) é a Cadeia de Saúde, que inclui óticas, lojas de materiais ortopédicos, consultórios médicos e odontológicos.

 

Salões de beleza, barbearias, lojas de material de construção, Industrias químicas, fábricas de calçados e móveis também estão nessa primeira lista, mas com apenas 30% da capacidade e obras com até 100 operários. Serão 17 setores nessa fase chamada pelo governo, de transição. Mas a estratégia é a seguinte: primeiro funciona um percentual, para só em fases seguintes liberar totalmente.

 

A atividade esportiva só estará liberada para treino de atletas de esportes individuais e para os sete clubes de futebol classificados para a fase final do campeonato estadual, entre eles Ceará e Fortaleza. Além da fase de transição, a partir do dia oito de junho, a cada 14 dias novos grupos serão autorizados a funcionar, indo até 20 de julho, quando está previsto a volta às aulas presenciais, a abertura de academias e a realização de espetáculos.


O governador Camilo Santana destaca que é fundamental que os decretos e as fases sejam respeitadas. Segundo Camilo, se os casos começarem a aumentar será necessário retroceder e retomar medidas de isolamento mais rígidas, porque a prioridade é salvar vidas.


O secretário de Saúde, Cabeto Martins, lembrou que a retomada gradual das atividades só ocorre por causa do recuo nos índices de transmissão da Covid-19, após o lockdown. De acordo com a Secretária de Saúde do Ceará, dia 19, foram confirmados mil e 500 novos casos da doença. Uma semana depois, nessa terça-feira (27), esse número caiu para 249 casos.


O Ceará tem quase 47 mil infectados pela Covid-19 e 2.733 mortes pelo novo coronavírus.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo