MP do Rio recomenda adoção do lockdown ao governo do estado e à prefeitura da capital

Rio de Janeiro

Publicado em 06/05/2020 - 16:02 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou ao governo e à prefeitura da capital que elaborem estudos técnicos sobre a adoção de um lockdown, ou seja, o fechamento total do estado e da cidade do Rio, com proibição de circulação pelas ruas.

 

A medida se deve ao aumento dos casos de Covid-19, que já ultrapassaram os 12 mil registros confirmados, com mais de 1.100 óbitos. A capital concentra a maior parte desses casos.

 

Para o governo estadual, o prazo de cumprimento da medida termina na sexta-feira (8), já a prefeitura deve apresentar o estudo até esta quinta (7).

 

O MP reconheceu que o lockdown é uma medida extrema do distanciamento social, mas também ter o nível mais alto de segurança de natureza não farmacológica contra a disseminação do vírus. O documento a ser apresentado pelos poderes deve calcular a desvantagem do custo econômico do lockdown, mas também os benefícios com a redução da curva de casos e o tempo ganho para a reorganização do sistema de saúde.

 

Os especialistas consultados também devem estimar quantas vidas podem ser poupadas com a adoção da medida. As atividades essenciais que ficariam de fora do bloqueio devem ser listadas com justificativa para a sua manutenção e regras de funcionamento. Por outro lado, também deve ser apontado como as pessoas e empresas que descumprirem o lockdown serão responsabilizadas.

 

O governo e a prefeitura também devem apresentar neste documento como fariam o transporte sanitário dos pacientes com Covid-19. A recomendação foi expedida após uma reunião do Gabinete de Enfrentamento de Crise do Ministério Público, com diversas autoridades estaduais e municipais e com a Defensoria Pública.

 

O prefeito Marcelo Crivella afirmou que pode fazer o lockdown, mas apenas em áreas mais críticas onde a aglomeração de pessoas permanece. De acordo com ele, já neste fim de semana, podem ser bloqueados os calçadões de Bangu, Santa Cruz e Campo Grande, bairros da zona oeste, se a população não colaborar até lá.

 

Disse ainda que a prefeitura já vem fechando vias para evitar aglomerações, e que é preciso que a população mantenha o isolamento social, especialmente porque quase todos os leitos disponíveis na rede municipal para o tratamento da Covid-19 já estão ocupados. O governo estadual também foi procurado mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo