Um em cada quatro brasileiros não possui acesso à internet, e 58% se conectam somente pelo celular

Desigualdade social

Publicado em 27/05/2020 - 07:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

Nos últimos dois meses, quando as medidas de afastamento social nos fizeram ficar mais tempo em casa, a internet se tornou uma ferramenta ainda mais presente. Seja para buscar informações, estudar, manter contato com familiares ou fazer compras de alimentos e remédios. Mas 47 milhões de brasileiros não têm essa opção, por falta de acesso à internet. É mais gente desconectada do que toda a população do nosso maior vizinho, a Argentina.


Foi o que mostrou a pesquisa TIC Domicílios 2019, feita de outubro do ano passado a março deste ano e divulgada nessa terça-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O coordenador da pesquisa, Fábio Storino, explica que o levantamento mostra um retrato do país no começo da quarentena e evidenciou as diferenças sociais.


A pesquisa TIC Domicílios entrevistou mais de 20 mil pessoas em todo o país. É um levantamento anual, feito há 15 anos. Pela primeira vez, mais da metade dos moradores das áreas rurais tem acesso à internet. Também foi a primeira pesquisa a mostrar que mais da metade da população das classes C, D e E têm acesso à rede.


Como os telefones celulares costumam ser mais baratos que tablets e computadores, estão cada vez mais populares. Dos 134 milhões de usuários de internet no país, 99% acessam a rede por meio de um smartphone.


Fábio Storino destaca que, em alguns grupos sociais, o acesso é feito somente pelo celular.


Apesar do crescimento no uso do celular, os pesquisadores verificaram que, nas casas onde não existe computador, as pessoas costumam ter muito mais dificuldade para trabalhar e, principalmente, para estudar. Isso porque a velocidade da conexão normalmente é muito menor e a tela do aparelho - pequena - prejudica a compreensão do que aparece escrito durante as aulas.


Mas o acesso pelo celular veio para ficar. Fábio Storino comenta que normalmente o acesso à internet é feito em casa mesmo, mas cada vez mais as pessoas fazem isso durante seus deslocamentos.


Completam a lista de lugares onde as pessoas costumam acessar a internet, o local de trabalho, na quarta posição, e os locais públicos de acesso gratuito, como telecentros e bibliotecas, em quinto lugar.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo