Depois de 3 meses encalhado, navio Stellar Banner é afundado na costa maranhense

Encalhado há 3 meses

Publicado em 12/06/2020 - 14:58 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Após mais de três meses encalhado na costa maranhense, o navio que transportava minério de ferro da empresa Vale foi afundado nesta sexta-feira, segundo informou a Marinha do Brasil.

 

A embarcação Stellar Banner, de nacionalidade sul-coreana, foi rebocada para uma área de águas profundas, há cerca de 150 quilômetros da costa, para poder ser afundada. Antes, porém, foi preciso retirar 145 mil toneladas de minério de ferro e também milhares de litros de combustível da embarcação. Segundo a Marinha, durante todo esse processo não foram observados vestígios de poluição no mar.

 

O serviço foi realizado por uma empresa contratada pela proprietária do navio.

 

Embarcações da Marinha permanecerão na área pelos próximos três dias para verificar possíveis objetos que possam se soltar do Navio ou caso manchas de óleo apareçam no mar. Uma aeronave contratada pelo Ibama também vai monitorar o local pelos próximos dias.

 

O Stellar Banner apresentou, no final de fevereiro, segundo relatos da tripulação, fissuras no casco, comprometendo a navegabilidade do navio.

 

O risco de um acidente ambiental de grandes proporções motivou a Marinha a montar um gabinete de crise envolvendo representantes da Capitania dos Portos no Maranhão; do Comando do 4º Distrito Naval, em Belém; do Comando de Operações Navais, do Rio de Janeiro; de órgãos ambientais e das empresas responsáveis pela embarcação e pela carga.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo