Ministério da Agricultura declara emergência fitossanitária com aproximação de nuvem de gafanhotos

Nuvem de gafanhotos

Publicado em 25/06/2020 - 14:38 Por Dayana Vítor - Brasília

Uma nuvem de gafanhotos que se desloca pela Argentina, em uma região próxima ao sul do Brasil, fez o Ministério da Agricultura decretar estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Isso significa que será implementado um plano para adotar medidas emergenciais com o objetivo de acabar com a praga. A portaria com essa iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) e tem validade de um ano.

 

Essa nuvem de insetos teve origem no Paraguai e está atravessando a Argentina, em direção ao sul, seguindo para o Uruguai, deixando um rastro de destruição nas lavouras de milho.

 

No entanto, segundo o Ministério da Agricultura, as chances de os gafanhotos avançarem para o Brasil são pouco prováveis, por causa das condições climáticas da região no momento.

 

Mesmo com a possibilidade de a nuvem não atingir o nosso país, um grupo de trabalho do governo federal está em alerta para atuar em conjunto com equipes técnicas de defesa agropecuária do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura gaúcha, Ricardo Felicetti, explica o que será feito e  acrescenta quais culturas podem ser afetadas se o fenômeno chegar ao Rio Grande do Sul.

 

Não é a primeira vez que uma nuvem de gafanhotos preocupa o Brasil. Desde 2015, existe a formação desse fenômeno de insetos em países vizinhos, como a Bolívia, o Paraguai e a Argentina, com certa frequência. Por isso, o Ministério da Agricultura trabalha na elaboração de um manual de orientações com medidas de controle da praga.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo